Quatro passos para perdoar os outros

Os 4 passos para uma carreira de sucesso 

 

     “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfémia e toda a malícia seja tirada de entre vós. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:31-32

      Muitos de nós realmente não entendemos o que é o perdão. Estou convencido de que se mais pessoas soubessem como é o verdadeiro perdão, estariam muito mais dispostas a perdoar em vez de se apegarem às mágoas do passado a um nível nada saudável.

     A Bíblia chama-nos claramente para perdoarmos os outros. Gálatas 6:1 diz: “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.”

     Então, se Deus espera que perdoemos os outros, como é o perdão bíblico e saudável? Eis um processo de quatro partes que devemos percorrer ao lidar com a dor causada por outras pessoas.

     Primeiro, reconhece que ninguém é perfeito. Quando odiamos alguém, tendemos a perder a perspetiva sobre essa pessoa. Quando estamos cheios de ressentimento, amargura e mágoa, tendemos a desumanizar o ofensor.

     Porém estamos todos no mesmo barco. A Bíblia diz: “Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque.” (Eclesiastes 7:20). Somos todos imperfeitos.

     Em seguida, renuncia ao teu direito de te vingares. É este o âmago do perdão. A Bíblia diz: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; Eu recompensarei, diz o Senhor” (Romanos 12:19). Tu podes sentir que tens o direito de retaliar, mas deves comprometer-te a não fazê-lo. Pode não te parecer justo, mas é saudável. E esta não é uma decisão única, mas diária que pode até exigir decisões momento a momento.

     Depois, responde ao mal com o bem. É quase impossível fazer isso sem a ajuda de Deus. Precisarás do amor do Senhor Jesus Cristo para o conseguires. Porquê? Porque o amor de Deus não regista os erros (ver 1 Coríntios 13).

     Finalmente, concentra-te novamente no plano de Deus para a tua vida. Deixa de te concentrar na dor e na pessoa que te magoou. Em vez disso, volta a concentrar-te no propósito de Deus para a tua vida, que é maior do que qualquer problema ou dor que possas estar a enfrentar atualmente.

     Enquanto continuares a concentrar-te na pessoa que te magoou, essa pessoa controlar-te-á. Na verdade, se não libertares o teu ofensor, começarás a parecer-te com ele.

     Não gastes mais um dia no teu ressentimento. Se te estás a apegar à dor causada por outra pessoa, segue estas quatro etapas e segue em frente para o resto da vida para a qual foste criado!

 

REFLEXÃO

  • Consegues pensar numa ocasião em que respondeste ao mal com o bem? Como foi a situação?
  • Qual dos quatro elementos parece ser o maior indicador de que libertaste totalmente alguém da mágoa que cometeu contra ti?
  • Porque achas que tantas pessoas preferem guardar a dor em vez de libertá-la? Como a amargura afeta alguém emocional e fisicamente?

- R. W.

Sermões e Estudos

Marcos Roque 15FEV26
Andai como filhos da Luz

Tema abordado por Marcos Roque em 15 de fevereiro de 2026

Carlos Oliveira 13FEV26
Falando do Inferno

Tema abordado por Carlos Oliveira em 13 de fevereiro de 2026

Dario Botas 08FEV26
Eu creio no batismo

Tema abordado por Dário Botas em 08 de fevereiro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:13-14

Estudo realizado em 11 de fevereiro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário